Páginas

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

QUEM É QUEM? (Padre Sá)




PADRE SÁ


                                                                    Antonio Nogueira da Nóbrega




 Filho de Manoel Cirilo de Sá (Seu Né) e Helena Maria do Sacramento (Dona), o Padre Joaquim Cirilo de Sá nasceu a 07/06/1869, no então povoado de Barra do Juá, quando ainda pertencia ao município de São João do Rio do Peixe (hoje essa localidade pertence ao município de Triunfo – PB).
Ordenou-se padre em 14/11/1897, pelas mãos do Bispo Dom Adauto de Miranda Henrique. No oratório de Barra do Juá, celebrou sua primeira missa. Mais tarde, quando ingressou na política, tornou-se o líder maior da ribeira do rio do Peixe.
        Entre os benefícios carreados para o município, durante a sua profícua ação política, destacam-se a construção do açude de Pilões, a sede própria da Agência dos Correios e Telégrafos e o trajeto da Ferrovia Rede Viação Cearense passando por São João do Rio do Peixe. Além disso, deu início à construção da Capela de São Francisco, no ano de 1941.
      
            Acometido de uma congestão cerebral, Joaquim Cirilo de Sá faleceu no dia 13/11/194, aos 72 anos de idade, em São João do Rio do Peixe, sem deixar, entre seus amigos ou parentes, uma figura que pudesse substituí-lo na chefia dos destinos políticos de seu partido. Talvez tenha sido essa uma das causas que contribuíram para a estagnação do município. No dia seguinte ao de sua morte, 14, foi sepultado ao pé do altar-mor da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em São João do Rio do Peixe. Dessa maneira, chegava ao seu final aquele que, durante quase 27 anos: de 1904 a 1930,  representou São João do Rio do Peixe na Assembleia Legislativa do Estado. Além de deputado estadual, Joaquim Cirilo de Sá foi vigário da paróquia local, no período de 1897 a 1927, membro do Conselho Municipal, na terceira legislatura, e prefeito municipal de 1937 a 1939, nomeado por Argemiro de Figueiredo, o então Interventor Federal do Estado.
Referências:

CARTAXO, Rosilda. Estrada das Boiadas, roteiro para São João do Rio do Peixe. João Pessoa: Noprigal, 1975.

GUERRA, Severino Fernandes. Navarrenses Ilustres. Fortaleza, IOCE, 1986.