Páginas

domingo, 16 de setembro de 2012

QUEM É QUEM? (Doutor Vaz)



Francisco Vaz Carneiro nasceu em Riacho dos Cavalos – PB, a 08 de dezembro de 1902, sendo seus pais José Vieira Carneiro e Maria Vaz Carneiro.  Doutor Vaz, como era conhecido, casou-se com Lindalva Carneiro Fernandes. Desse consórcio, nasceram os seguintes filhos: Neuza, Maria Alda, Francisco, Ivonete, Ari, Ovídio, Orlando, Heitor e Metódio.   
Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito do Recife, em 17 de dezembro de 1929. Ingressando no Ministério Público, foi nomeado para a cidade Piancó-PB. Posteriormente, em 08 de março de 1934, era nomeado juiz municipal de São João do Rio do Peixe. Assumiu o cargo em 23 de março do mesmo ano, continuando nele até a publicação do Decreto-Lei nº. 39, de 30 de abril de 1940, que criou a comarca local. Dr. Vaz, depois de instalar a nova comarca, foi nomeado seu primeiro juiz de direito a 20 de fevereiro de 1941. Assumiu o ofício a 1º de março desse ano, permanecendo nele durante dezesseis anos. Foi o único juiz que, até hoje, teve tamanha permanência à frente da comarca são-joanense. Em 1945, era nomeado prefeito municipal de São João do Rio do Peixe, exercendo o cargo durante apenas setenta e duas horas. Depois, foi removido para a comarca de Pombal, tendo exercido ainda a Magistratura nas cidades de Campina Grande e João Pessoa, onde foi nomeado desembargador.   
Doutor Vaz faleceu em 05 de abril de 1987, em João Pessoa, aos 84 anos, já aposentado do cargo de desembargador do Tribunal Eleitoral da Paraíba, sendo seu corpo sepultado no Cemitério Senhor da Boa Sentença da Capital do Estado.
Referências:
GALVÃO, Rogério Cândido Ramalho. São João do Rio do Peixe Datas e Notas. Gráfica e Editora Halley S.A., 2011.