Páginas

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

QUEM É QUEM (DOUTOR MÁRIO FORMIGA)



"MÁRIO FORMIGA
              

                  Na casa grande da rua da Estação Ferroviária, hoje Rua Adriano Brocos, na vila de Antenor Navarro, nasceu Mário Formiga Maciel, aos 24 de janeiro de 1934, filho de Galdino Ferreira Formiga e Maria Maciel Formiga.
           Passou a infância e parte da juventude em Antenor Navarro. Freqüentou as escolas particulares de Maria da Soledade Ramalho, Francisca Leite Maciel e Salomé Leitão. Foi aluno do Grupo Escolar Joaquim Távora.
           Estudou no Ginásio Salesiano Padre Rolim, de Cajazeiras, e concluiu o curso ginasial no Ginásio Diocesano de Patos, sob a direção do padre Manoel Vieira.
          Em João Pessoa, estudou no Liceu Paraibano, onde fez o curso científico.
          Ingressou na Faculdade de Medicina da Paraíba, mediante exame vestibular, e concluiu o curso médico em 1960.
           Como acadêmico, estagiou na Maternidade Cândida Vargas, no Pronto Socorro Municipal, no Hospital Clementino Fraga, no Hospital São Vicente de Paulo e no Hospital Santa Isabel, todos em João Pessoa. Na Capital paraibana, serviu também no SAMDU, mediante concurso.
           Ainda como estudante universitário, fez estágios e cursos de extensão universitária nas cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
           Retornou ao sertão, após o curso universitário, começando a clinicar.
           Em janeiro de 1961 foi designado, por ato governamental, para debelar um surto de febre tifóide na serra das Gamelas (atual município de Triunfo), onde já haviam falecido 14 pessoas, acometidas daquele mal. Das 33 atendidas, com ação medicamentosa, todas ficaram curadas.
           Em agosto do mesmo ano fundou a Casa de Saúde São Judas Tadeu, pioneira em assistência médico hospitalar privada no Vale do Rio do Peixe.
           Em 1962 foi nomeado para a Previdência Social (atual INAMPS) da cidade de Sousa, instituição em que veio a ocupar o cargo de diretor. Em 1968, para a Unidade Sanitária da cidade de Antenor Navarro, no governo de João Agripino.
           Num momento de crise assumiu, no ano de 1961, a direção da Escola Profissional Professora Odília Leal e da Escola Comercial Adelino Pinto, chegando a lecionar, nesta última, as disciplinas Ciências Biológicas, Português e História Geral.
           Em 1968 candidatou-se a prefeito municipal de Antenor Navarro, pela legenda da ARENA 1 coligada com o MDB, sendo derrotado pelo seu colega de profissão, dr. José Dantas Pinheiro.
           Cursos e títulos: Curso Prático de Cardiologia, ministrado pelo professor Lavoisier Feitosa, no Hospital Santa Isabel, em João Pessoa (1958); Curso de Obstetrícia, realizado na Maternidade Leonora Mendes de Barros, em São Paulo (1959); Cidadão Honorário da Cidade de Triunfo (PB), título concedido pela Câmara Municipal daquela cidade, pelos relevantes serviços prestados àquela comunidade.
            É sócio fundador da Sociedade de Medicina e Cirurgia da Paraíba e da Sociedade de Medicina do Vale do Rio do Peixe, tendo participado de simpósio sobre Medicina Preventiva patrocinado por esta última entidade, em Cajazeiras, no ano de 1977.
           Viúvo por falecimento de sua esposa, Frassinete Bernardo Formiga, com quem se casou aos 4 de julho de 1962, é pai de três filhos: Mário, Marília Frassinete e Galdino Luís.
           Destaque especial: na qualidade de profissional de Medicina, o médico Mário Formiga é pioneiro, como filho de São João do Rio do Peixe, a radicar-se em sua cidade natal. O impulso que o levou a fundar, em 1961, a Casa de Saúde São Judas Tadeu (entidade eminentemente particular de assistência médico-hospitalar e que nunca recebeu qualquer subvenção oficial), foi a extrema necessidade da população navarrense, até então assistida precariamente pelo Hospital de Cajazeiras. Consciente desta realidade, deixou de fazer curso de pós-graduação na Bahia, logo após formado, para servir a sua terra natal desamparada.
           É também proprietário rural e agropecuarista no município de Antenor Navarro."

            (Transcrito do livro “NAVARRENSES ILUSTRES”. Fortaleza, IOCE, 1986. Guerra, Severino Fernandes).

              Dr. Mário Formiga Maciel faleceu no dia 12 de junho de 2002, aos 68 anos de idade.

Um comentário:

  1. Morei na cidade de Antenor Navarro até início dos anos 80, de onde lembro carinhosamente desse médico (papai trabalhou pra ele), estudei com seu filho Mario, de quem recordo seu sorriso. Ainda na Infância passava tardes conversando (na calçada) com Lamartine Bernardo( primo de Mario). Tantas recordações... tanto tempo se foi... Dr. Mario partiu ainda tão novo.
    Amei ler essa matéria. Abraços aos meus conterrâneos. Sou Maristela Limeira Quirino - filha de Raimundo Quirino

    ResponderExcluir