Páginas

sábado, 5 de abril de 2014

QUEM É QUEM (SOUZA FREITAS)




“Souza Freitas

Carlos de Souza Freitas, filho de Luiz de Souza Freitas e de Juliana de Souza Freitas, nasceu em Catolé do Rocha, aos 5 de abril de 1933.
            Transferindo-se a família, em 1936, para Juazeiro do Norte (CE) lá viveu a infância e a adolescência. Estudou no Grupo Escolar Padre Cícero e no Colégio Salesiano São João Bosco, onde concluiu o curso primário. Fez parte do curso básico de Contabilidade na Escola Técnica de Comércio de Juazeiro do Norte, sob a direção do dr. Geraldo Menezes Barbosa. Antes de concluir este curso em Juazeiro, em 1958, residiu durante um ano no Rio de Janeiro e lá freqüentou a Escola Técnica de Comércio da Guanabara.
           Também na terra do Padre Cícero fazia parte de teatro amador, no rádio e no palco. Integrou o elenco da radionovela "A Pequenina Cruz do Meu Rosário", na Rádio Iracema de Juazeiro, então sob a direção do saudoso Vicente Alves dos Santos (Coelho Alves). No palco, trabalhou na comédia "Minha Sogra é da Polícia"
           Liderou movimentos estudantis, em prol de benefícios para a cidade, um dos quais culminou com a extensão da rede elétrica de Paulo Afonso para Juazeiro.
           Comercialmente, explorou o ramo de livraria (Distribuidora Freitas Júnior).
           Trabalhou em Anderson Clayton, como auxiliar de escritório.
           Após o seu casamento, em agosto de 1957, passou a residir em São João do Rio do Peixe , terra de sua esposa, Maria Anunciada Dantas de Freitas. Deste consórcio, nasceram os filhos: Maria de Fátima (falecida), Silvânia, Sirleide, Sirlane, Magdala, Luiz Carlos, Bernadete, Francisca Carlene, José Carlos e Juliana Maria.
           Em Antenor Navarro, passou a trabalhar como escrivão de Polícia Civil (fevereiro de 1959 a maio de 1970). Começou a lecionar na Escola Comercial Adelino Pinto (depois Ginásio Comercial Adelino Pinto), onde ocupou as cadeiras de História Geral, Francês e Prática de Comércio, chegando a dirigir, interinamente, aquele estabelecimento. Criado o Colégio Estadual de São João do Rio do Peixe, foi contratado para lecionar nele Português e Inglês. Lecionou também Inglês no Colégio Estadual de Sousa. Diretor do Colégio de Triunfo, por dois anos. Coordenador da área de Comunicação e Expressão do Colégio Estadual de São João do Rio do Peixe . Assumiu a vice-diretoria deste estabelecimento, até maio de 1984, quando passou ao cargo de administrador escolar.
           Ainda na área do magistério, exerceu a monitoria da disciplina Língua Inglesa, durante o 1° e 2° semestres de 1974, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras e prestou serviços como professor de Inglês e Literatura Inglesa, no Departamento de Educação e Letras do Centro de Formação de Professores, Campus V, da Universidade Federal da Paraíba (hoje UFCG), em Cajazeiras, durante o 2° semestre de 1981.
             Foi em Cajazeiras que Sousa Frteitas reiniciou os seu estudos , No Golégio Diocesano Padre Rolim, concluindo o curso secundário em 1969.
 Outros cargos ocupados: secretário geral de administração da Prefeitura Municipal de São João do Rio do Peixe, de 1973 a 1976; assessor jurídico da Prefeitura Municipal de São João do Rio do Peixe .
Foi em Cajazeiras que Sousa Freitas reiniciou os seus estudos, no Colégio Diocesano Padre Rolim, concluindo o curso secundário em 1969. Em 1974 concluiu o curso de Letras (Licenciatura Plena Português, Inglês e Literatura de Língua Portuguesa) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Sousa, da UFPB, em 1979.
           Além dos estudos regulares, participou de muitos outros cursos e treinamentos, cujos certificados enriquecem o seu currículo, alguns realizados no Ceará, a maior parte deles na Paraíba.
           Inscrito na OAB Seção da Paraíba, sob n° 3035, continuou a exercer a advocacia, o que já fazia anteriormente como rábula e como acadêmico, em várias comarcas do sertão. Como advogado de ofício, respondeu pelas comarcas de São João do Rio do Peixe e Uiraúna.
             Ingressou na política partidária e foi eleito vereador por três legislaturas. Ocupou o cargo de presidente do Poder Legislativo são-joanense.
           Na vida social foi presidente, por duas vezes, do Rotary Clube de São João do Rio do Peixe e 1º vigilante da Loja Maçônica Mestres do Vale.
           Cidadão Navarrense, título concedido pela Câmara Municipal de São João do Rio do Peixe (resolução 2/75 de 03.10.1975).
             Radioamador desde 1958 (prefixo PR-7-VJY) desde 1959, o veículo publicitário “A Voz da Liberdade”, de finalidade comercial e cultural, "A Emissora da Família Navarrense.”
          (Transcrito do livro:
“NAVARRENSES ILUSTRES”. Fortaleza, IOCE, 1986. Guerra, Severino Fernandes).

 Faleceu a 23-05-1993, aos 60 anos de idade acidente de carro, na rodovia que liga São João do Rio do Peixe a Santa Helena.

Um comentário:

  1. Admirado homem, recebe o respeito de todos até hoje. Gratidão por tê-lo conhecido de perto e fazer parte desta família.

    ResponderExcluir