Páginas

sábado, 14 de abril de 2012

INAUGURAÇÃO DA LUZ ELÉTRICA E OUTROS FATOS


Antonio Nogueira da Nóbrega





             Esta foto, tirada a 11/08/1934, registrou a inauguração da primeira Usina Elétrica de São João do Rio do Peixe (a diesel), implantada por Jacob Guilherme Frantz, prefeito à época. O equipamento era conhecido por “Motor da Luz”, e só funcionava das 18h às 22h, quando as luzes piscavam três vezes, anunciando o toque de recolher. A cidade ficava completamente às escuras pouco tempo depois do terceiro sinal. Até o advento da luz elétrica, a iluminação pública era feita à base de lampiões de gás, colocados nas principais esquinas da cidade.      
.Contemplando-se a foto, vê-se, em primeiro plano, a então Praça João Pessoa, construída por volta de 1932, cuja denominação foi dada pelo prefeito Natércio Maia, através do Decreto-lei municipal nº 47, de 25/01/1932. Mais adiante,  a 25/11/1939, Jacob Frantz resolveu mudar o nome  para “Praça Padre Joaquim Cirilo de Sá”, pelos relevantes serviços prestados ao município pelo homenageado.  O coreto, que só aparece, em parte, do lado esquerdo, ainda estava por acabar, sendo inaugurado a 13/09/1936. As pessoas que estão próximas ao poste, posando para a foto, estavam prestigiando o evento; por isso, escolheram esse local para serem fotografadas. E, ao fundo, em segundo plano, ergue-se o antigo “Grupo Escolar Joaquim Távora”, assim denominado pelo Decreto-lei estadual nº 259, de 26/02/1932. Posteriormente, em virtude do Decreto-lei estadual nº 4.968, publicado no Diário Oficial de 01/10/1987, esse estabelecimento de ensino  recebeu o nome de “Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Professora Frassinete Bernardo”. Construído em 1932, a sua inauguração ocorreu a 29 de fevereiro do mesmo ano, e contou com a presença de diversas autoridades, tais como: o prefeito do município, o Sr. Natércio Maia; Antenor Navarro, Interventor do Estado; o general Juarez Távora, irmão de Joaquim do Nascimento Fernandes Távora, o homenageado, morto na Revolução Paulista de 1924.  
Por volta da década de 1940, não havia clube de dança na cidade, e os bailes eram realizados no pavilhão que ficava nos fundos do Grupo Escolar Joaquim Távora. Um fato inusitado aconteceu num desses bailes: houve uma briga durante a festa, e o delegado trancou o portão de acesso ao local, guarnecendo o muro com soldados armados para ninguém fugir. Em seguida, mandou a orquestra parar de tocar, e todo mundo ficou parado, aguardando os acontecimentos. Assim, presos e sem dançar, os dançarinos só foram liberados, na manhã seguinte, quando o sol raiou.
A 5 de julho de 1954, ocorreu a inauguração do segundo gerador de eletricidade (também a diesel), adquirido por José Alexandre Filho, prefeito de então. Somente no ano de 1966, na 4ª e penúltima gestão de Jacob Frantz, é que a cidade de São João do Rio do Peixe foi contemplada com a implantação da energia gerada pela Hidrelétrica de Paulo Afonso, do Estado da Bahia.  
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário